terça-feira, 14 de outubro de 2014

Horário de Verão : Como adaptar o Sono do Bebê

Fonte : Google Image 
Oi meninas ,  com a mudança do relógio para o Horário de Verão , podem ocorrer algumas dificuldades na hora de dormir do bebê e das crianças . Com o adiantar de  1 hora no relógio a rotina pode ser afetada mas nada de pânico , em geral após a primeira semana tudo volta ao normal , e pense por exemplo  o seu bebê costuma dormir as 19h , com horários e verão  irá dormir  as 18h , mas o relógio interno dele está sinalizando que são 18h e não 19h , imagine a confusão lá dentro ….
Esse período de adaptação do relógio interno pode levar até uma semana , dependerá de cada bebê/criança. Por isso se o seu bebê/criança estiver mais lento ou como se estivesse “fora do ar” durante estes primeiros dias de Horário de Verão , não se assuste ele está em processo de adaptação.

Dicas para adaptação antes horário de Verão : 
– Verifique se o bebê está tirando sonecas adequadas , para que ele não fique exausto nesta transição de horário . 
– Coloque o seu  bebê para dormir mais cedo adiantando pelo menos 15minutos no horário habitual uma semana antes do inicio do horário de verão se possível 
– Mantenha o ritual de sono 

Dicas para adaptação durante horário de Verão : 
– Leve o seu bebê para tomar sol logo no inicio da manhã , se estiver frio deixe a casa bem iluminada com a luz natural , isso irá ajudar o relógio interno do seu bebê ajustar durante a mudança de horário.
– Tomar pelo menos 30 minutos de luz solar logo pela manhã nesta primeira semana de horário de verão para ajudar o corpo do seu bebê a entrar em sintonia com a mudança de horário.
– Seja flexível 
– Preste atenção nos sinais de sono do seu bebê 
– Escolha o método de transição 
– Mantenha o ritual de sono 
– Banho gostoso e massagem auxiliam no processo de relaxamento do bebê 

Método de Transição 1: Mantenha a Rotina 
Se o seu bebê se adapta facilmente as mudanças , siga a rotina normal, acorde o no horário habitual ,lógico que ele estará mais sonolento , mas isso é normal nos primeiros dias .  Mas se o seu bebê é um madrugador, a mudança de horário pode resolver o problema para você , pois a rotina é adiantada em uma hora.
O bebê não tem consciência de que o tempo mudou , por isso continue a rotina normal , porém sempre observando os sinais de sono e seja flexível nesta primeira semana . 

Método de Transição 2: Adequar a Nova Rotina 
Se o seu bebê é sensível  ou agitado demais , você fará o ajuste gradual . Por exemplo se o seu bebê dorme as 19h coloque ele para dormir as 19h30 (que seria na realidade 18h30) para ajudar a minimizar essa diferença  na hora de dormir e evitar com que ele lute para adormecer , consequentemente ajuste por meia hora mais tarde as refeições e sonecas , e aos poucos durante a semana volte ao horário original isto é 19h . 
O objetivo é ajustar a rotina e o horário de dormir do seu bebê em poucos dias , alguns bebês/crianças podem levar mais de uma semana para se adaptarem . 

Independentemente do método escolhido, é importante lembrar e respeitar o relógio interno do seu bebê . 

Caso você precise de ajuda seja na adaptação da rotina de sono ou outros problemas relacionados com o sono do bebê, a Mommy in Bloom possui uma consultoria personalizada online para melhor te atender através do email : patricia@mommyinbloom.com.br

Bjs
Paty 

Clique na foto e Receba Grátis 4 Dicas
Indispensáveis para uma noite de
Sono Tranquila 

Patricia Tsukada

Mommy in Bloom é uma empresa online de coaching do sono do bebê

postagens site pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.