segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sono do Bebê : Tipos de Despertares Noturnos

Fonte Imagem : Google Image 

Oi meninas , muitas mamães ficam em dúvida do que poderia influenciar no despertar noturno do seu bebê . Antes de mais nada , verifique a faixa etária do bebê pois nos dois primeiros meses eles precisam mamar a cada 2horas , e até os 6 meses é normal o bebê ter pelo menos 1(um) despertar noturno por fome . Por isso nada de pânico e por favor sem comparar com o bebê da melhor amiga ok? Pois os bebês são diferentes e cada caso é um caso . 


Tipos de Despertares Noturnos : 

Despertar sempre no mesmo horário : ocorreu uma associação negativa , em algum momento os pais intercederam no momento onde o bebê fazia uma transição de ciclo de sono , e ao invés de ajudar o bebê a voltar a dormir , eles o despertaram devido ao resmungo e assim o bebê não consegue voltar a dormir sozinho pois precisa da ajuda externa. O bebê está acordando ao mesmo tempo cada noite (ver habitualmente acordando).
– Despertar por Fome :  os bebês recém nascidos em geral se alimentam a cada duas horas , por isso nos primeiros meses de vida o despertar noturno será por fome , o seu bebê poderá ter pelo menos um despertar noturno até os 6meses para se alimentar durante a noite . Observe os intervalos de mamadas , verifique a sua produção de leite , e na dúvida consulte o seu pediatra.
– Despertar por não conseguir adormecer sozinho : se o bebê adormece com alguma espécie de “muleta” , como por exemplo sendo ninado, tomando mamadeira , aleitamento materno , cafuné ou no colo dos pais , quando ele despertar durante a madrugada ele precisará desta mesma “muleta” para voltar a adormecer , porque ele não consegue se auto-confortar sozinho e voltar a dormir.
– Despertar devido ao desenvolvimento motor : se o bebê adquiriu um novo desenvolvimento motor , sempre oriento as mamães que o bebê deve usufruir desta nova habilidade durante o dia , para que na hora de dormir ou em um eventual despertar na madrugada ele não queira praticar.
– Despertar devido a temperatura ambiente : verifique se o quarto do bebê está frio ou quente , pois sim isso atrapalha e muito o sono do bebê .
– Despertar por dor :cólica , dentição , refluxo , bumbum assado , indigestão por introdução de sólidos , são fatores que contribuem para o despertar noturno.
– Despertar por fralda suja ou molhada : se a fralda estiver gelada  ou muito cheia , suja ou ter vazado durante a noite , pode sim contribuir para o despertar noturno.
– Despertar por falta de rotina : uma rotina inconsistente contribui para o despertar noturno, pois o bebê não descansa adequadamente ao longo do dia .
– Despertar por dormir muito tarde : bebês que dormem muito tarde , não conseguem relaxar pelo excesso de cansaço , contribuindo para o despertar.
– Despertar por excesso de cansaço ou falta de sonecas : com o intuito do bebê dormir a noite toda , muitos pais acham que se o bebê se cansar ao longo do dia ou deixar ele sem tirar uma soneca adequada durante o dia , ele dormirá tranquilamente a noite , e na realidade é o contrário .
Se você se identificou com alguma das situações acima , mas não conseguiu interceder e precisa de ajuda , a Mommy in Bloom possui a consultoria do sono do bebê ,  agende  a primeira consulta gratuita de 30min via Skype ou FaceTime conosco , para que possamos nesta conversa e identificar as necessidades e a melhor forma de trabalho, para que o seu bebê possa voltar dormir tranquilamente e todos terem uma boa noite de sono ! Mais informações através do email : patricia@mommyinbloom.com.br
Bjs
Paty 

Patricia Tsukada

Mommy in Bloom é uma empresa online de coaching do sono do bebê

postagens site pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.